Aprenda hoje a começar a investir com pouco dinheiro

Afinal, é realmente possível começar a investir com pouco dinheiro? Começar a aplicar e tornar sua vida financeira mais rentável, é o primeiro passo para alcançar estabilidade financeira, além de ter um estilo de vida mais confortável.

Uma grande parte da população percebe a importância de poupar e até demonstram a iniciativa de começar a investir. No entanto, muitas pessoas se deparam com o primeiro e maior impacto desse processo: dar o primeiro passo.

Isso porque, assim como todas as áreas da nossa vida, é necessário adotar um certo planejamento e, como tal, é comum não entender quais e nem como aplicar as estratégias certas para começar no mercado dos investimentos.

Se você está aqui, é porque certamente deseja iniciar sua jornada rumo à independência financeira, não é mesmo?

Portanto, para te ajudar com este problema, reunimos neste guia básico algumas informações e outras dicas para você começar a investir com pouco dinheiro e o máximo de segurança.

Aproveite!

Guia prático: como investir com pouco dinheiro

Além da vontade, é muito importante que você mantenha cuidados para se tornar um investidor nato neste mercado.

São detalhes que, embora não pareça, tecem um papel fundamental ao lidar com os investimentos. Por isso, confira algumas soluções que preparamos para você começar a investir com segurança ainda hoje.

Acompanhe:

1. Defina objetivos e prazos

O primeiro passo para investir com pouco dinheiro é definindo seus objetivos, os meios a serem utilizados e por quanto tempo deseja manter essa estratégia.

Estes parâmetros te ajudarão em seu planejamento e na projeção de quanto você irá receber quando esta aplicação terminar. Com isso, é possível evitar transtornos futuros e perdas desnecessárias de capital.

2. Estabeleça um valor para começar

Quanto você quer e pode investir? Como visto, é possível investir com pouco dinheiro. Mas, é preciso ter este valor estipulado para te ajudar na adoção de um planejamento sólido e menos arriscado.

Fora isso, é importante sempre manter uma constância de investimento, considerando qual o valor do custo mensal que você poderá desembolsar para suas aplicações.

3. Crie uma reserva financeira para eventuais emergências

Nunca aplique valores além daqueles que você pode investir mensalmente e que de certa forma interfira em seus ganhos mensais.

O indicado é poupar uma quantia para eventuais emergências e imprevistos que possam ocorrer, como doenças, consertos no imóvel, etc.

Manter um fundo de emergência é, portanto, uma forma de seguro contra um futuro sempre incerto.

4. Avalie os tipos de taxas e modelos de investimentos

Para começar a investir com pouco dinheiro, você também deve ter conhecimento para escolher com segurança quais os títulos para investir, de modo a minimizar as chances de surpresas desagradáveis, tais como cobranças indevidas. 

Ao mesmo tempo, tais informações aumentam suas probabilidades de notar rapidamente uma tendência do mercado, o ajudando a lucrar a partir de uma escolha ágil e mais assertiva.

5. Invista em uma corretora de valores

As corretoras são empresas especializadas em investimentos e sabem qual é a melhor opção para o seu perfil, por isso, elas também podem auxiliá-lo em suas escolhas.

Inclusive, muitas delas costumam ter taxas menores que as dos bancos, oferecendo sistemas de negociação e relatórios detalhados sobre os seus investimentos.

6. Aposte na diversificação de investimentos

Certamente, você já deve ter ouvido diversas vezes aquela antiga frase do mercado financeiro que diz que “não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta”, não é mesmo? Em termos de investimento, ela se aplica à construção de uma carteira.

É importante saber que não se deve manter todos os seus investimentos aplicados em apenas um único ativo ou retido na poupança, uma vez que há um risco maior nesta operação.

Diversificar suas classes de ativos, segmentos de mercado e prazos aumentará sua probabilidade de renda em diversos níveis, mesmo que inicialmente você tenha pouco dinheiro para investir.

Lembre-se: investir pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos rapidamente. Então, aproveite ao máximo!

7. Planeje-se antes de começar a investir

O ideal para quem pretende começar a investir no mercado financeiro, é começar escolhendo ao menos duas opções diferentes e distribuir a quantia em aplicações distintas.

Dessa forma, se um dos investimentos não apresentar os resultados esperados, os demais investimentos podem cobrir as perdas ou até mesmo superar as expectativas com bons retornos financeiros.

Este é também um dos conselhos apresentados por Warren Buffet, um dos maiores investidores de todos os tempos.

Conclusão

Felizmente, muitas pessoas estão começando a se dar conta da importância dos investimentos em prol de uma vida financeira mais independente, tanto em razão de uma aposentadoria mais digna, quanto para viagens e momentos de lazer com a família.

No entanto, para construir um patrimônio e alcançar seus objetivos, é preciso focar em 3 pilares essenciais: ganhar mais, poupar e investir com qualidade.

Assim, as chances de retorno sobre cada investimento, se torna maior e mais dinâmico.

E aí, curtiu nosso guia com dicas para te ajudar a investir com pouco dinheiro? Retribua compartilhando para outras pessoas.

Aliás, se restou alguma dúvida, envie seu comentário para que possamos lhe ajudar! Até breve!

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência.