Descubra como investir no mercado financeiro com pouco capital

Você sabia que é possível investir no mercado financeiro com pouco capital? O mercado financeiro é bem dinâmico e oferece uma gama de alternativas para você começar a investir e dar os seus primeiros passos neste mercado.

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como é possível realizar investimentos com pouco dinheiro. Em razão disso, não é raro encontrar pessoas acreditando que tais opções são destinadas apenas aqueles que já possuem um valor considerável em carteira.

É claro, isso está muito relacionado à falta de conhecimento sobre onde e como investir no mercado financeiro com pouco dinheiro.

Saiba que não é preciso ter grandes valores para começar a ter o “dinheiro trabalhando para você”. Na verdade, existem inúmeras possibilidades para obter retornos de curto, médio e longo prazo. Quer saber como?

Confira neste artigo nossas dicas sobre como investir no mercado financeiro com pouco capital! Boa leitura!

Investir no mercado financeiro com pouco capital: o que levar em conta?

Investir no mercado financeiro com pouco dinheiro é uma possibilidade real. No entanto, isso não é suficiente para iniciar suas aplicações com segurança. Nesse sentido, reunimos algumas dicas importantes:

Atenção aos riscos

Saiba que todo tipo de investimento possui seus riscos. Alguns oferecem riscos maiores, enquanto outros menores.

Por isso, antes de realizar suas aplicações, confira todos os riscos envolvidos no ativo que escolheu.

Todo investidor, seja ele iniciante ou já veterano neste mercado, deve estar ciente dos obstáculos e benefícios de cada investimento. Sendo assim, realize uma avaliação minuciosa de todas as características do produto, de modo a reduzir incertezas e conflitos a longo ou médio prazo.

Retorno sobre Investimento (ROI)

Os retornos são o que fazem valer a pena cada aplicação e é importante saber que cada investimento tem uma regra estabelecida.

Se tratando de renda fixa, por exemplo, é possível prever com mais clareza os seus rendimentos, enquanto os ganhos em renda variável ficam sujeitos às oscilações que o mercado apresenta, demonstrando também uma margem de riscos maior.

Portanto, saiba que todo investimento sempre trará um retorno, seja ele grande ou pequeno. Na maioria dos casos, quanto maior a recompensa, maior serão os seus riscos.

Embora não seja uma regra clara, a lógica é que tais fatores costumam andar lado a lado.

Por isso, considere opções alinhadas ao seu orçamento, mas que de nenhum modo o impeça de ter lucros significativos. Esta também é uma boa maneira de investir no mercado financeiro com pouco capital.

Liquidez

Outro ponto interessante a considerar antes de investir no mercado financeiro com pouco capital, é em relação à liquidez.

Em contabilidade, a liquidez corresponde à rapidez e facilidade com que um ativo pode ser convertido em fundos.  

Portanto, um investimento de alta liquidez tem capacidade de reverter seu dinheiro em pouco tempo, enquanto uma aplicação em baixa liquidez, como em RDB, por exemplo, pode demorar mais tempo até voltar para o investidor.

A regra segue a mesma: independente do título investido, é importante conferir as características da sua decisão para ter uma boa dimensão sobre a sua liquidez.

Prazos

A depender de alguns ativos, é possível que você encontre prazos mínimos de permanência na aplicação, também apelidado de carência.

Isso, por sua vez, significa que você não terá liquidez até o final deste prazo. Da mesma forma, existem os prazos de validade. Portanto, após esta data, a aplicação será encerrada e os recursos serão devolvidos à carteira do investidor.

Ainda que você faça um investimento no mercado financeiro com um aporte inicial baixo, é de crucial importância ter conhecimento sobre estes prazos, pois desse modo você saberá quando terá este dinheiro em mãos, caso precise no futuro.

Diversificação de carteira

Diversos especialistas compartilham a ideia de que nunca se deve investir todo o seu capital em um só lugar, e há um bom motivo para isso.

Quando você investe todo o seu dinheiro em apenas um título, a probabilidade dos retornos não serem tão esperados, e embora até mesmo negativos, serão ainda maiores.

Como falamos no começo, não é possível prever os rendimentos de uma aplicação e, quando isso está relacionado à títulos em renda variável, a incerteza pode ser ainda maior.

Uma vez que o acesso aos investimentos se tornou mais fácil e barato, vale a pena aplicar em diferentes produtos, permitindo que você diversifique seus investimentos, rentabilidades, prazos e reduza seus riscos.

Como tal, é possível tanto garantir a segurança dos ativos em renda fixa, quanto os ganhos elevados da renda variável, mas sem que isso pese no seu bolso.

Conclusão

Como visto, investir no mercado financeiro com pouco ou nenhum capital pode ser uma tarefa bem fácil e até mesmo prazerosa.

Tudo dependerá de quanto do seu tempo você tem disponível para se reeducar financeiramente, buscar conhecimento acerca das classes de ativos e manter constância, visando retornos frequentes e oportunos.

Contudo, não esqueça de elaborar um bom planejamento de metas para atingir seus objetivos. Além, é claro, de analisar detalhadamente as características do seu perfil e equilibrar os melhores investimentos aos seus objetivos financeiros.

Para te ajudar, aconselhamos a leitura do nosso artigo onde falamos sobre as melhores opções de investimentos para iniciantes.

Agora que você já sabe como investir no mercado financeiro com pouco capital, retribua compartilhando. Assim você nos ajuda e sempre conseguiremos entregar mais conteúdos relevantes como esse!

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência.