Top 6 melhores investimentos para iniciantes do ano

Procurando por boas opções de aplicação para investir em 2022? Que tal aproveitar para conferir uma lista com os 6 melhores investimentos de 2022 para iniciantes?

Para você que está pensando em investir, é preciso saber que existem dezenas de modalidades de investimentos que são adequadas para cada tipo de perfil.

Assim, embora algumas apresentem bons motivos para você começar a fazer o seu dinheiro render (e rentabilizar), nem sempre será o mais adequado para o seu caso.

É preciso levar em consideração uma série de fatores, como perfil do investidor, valores a serem investidos, quanto você pode desembolsar e diversas outras variáveis que possibilitem uma maior segurança para o seu bolso.

Contudo, é também preciso pensar sobre a diversificação de carteira, considerado uma das práticas financeiras mais recomendadas do mercado.

Inclusive, aconselhamos a leitura do nosso “guia básico para começar a investir com pouco dinheiro”. Feito isso, que tal descobrir quais são as melhores opções de investimentos para iniciantes?

Confira a seguir nossa lista com 6 alternativas de melhores investimentos no brasil para você diversificar sua carteira com diferentes classes de ativos! Aproveite!

1. Tesouro Selic

Se você está em busca de um investimento mais seguro e com garantia de bons rendimentos, o Tesouro Selic é a sua escolha ideal.

Isso porque, o valor que você investe em sua carteira é utilizado como empréstimo para o Governo Federal. Dessa forma, o dinheiro é revertido para projetos sociais no próprio país e, como recompensa, retorna para você através da Taxa Selic.

Em si, a grande vantagem deste investimento é em relação a sua liquidez diária. Ou seja, isso significa que você pode resgatar o dinheiro quando quiser e sem perder um centavo neste processo.

Com isso, também é possível manter um reserva de emergência mais compensatória, uma vez que seu dinheiro não fica parado, apresentando uma boa margem de rendimentos, o que também o evidencia como um dos melhores investimentos para iniciantes. 

2. Tesouro IPCA

Considerado um dos melhores investimentos para iniciantes, o Tesouro IPCA é outra possibilidade de título público.

Além de sua rentabilidade híbrida, que permite rentabilizar suas aplicações de acordo com uma taxa fixa mais o desempenho do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Uma vez que o IPCA está relacionado ao índice oficial da inflação brasileira, por sua vez, investir no Tesouro IPCA significa ter rendimentos maiores que o percentual da inflação nacional. É claro, desde que o mesmo seja levado até a data de vencimento.

Portanto, é uma classe de investimentos recomendada para retornos de longo prazo, sendo uma opção interessante para quem deseja construir um patrimônio.

3. LCI e LCA

As LCIs e LCAs se referem às Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio. São ativos de renda fixa emitidos por instituições financeiras que visam a captação de recursos para estes setores.

Além de serem assegurados pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), ao investir nestas classes você não paga Imposto de Renda ou IOF, o que o torna uma alternativa mais econômica e de rentabilidade líquida para sua carteira.

Fora isso, há de saber que tais títulos possuem rentabilidades atreladas ao CDI, trazendo segurança para suas aplicações e os retornos que almeja obter ao longo do tempo, especialmente se levarmos em conta a imprevisibilidade da Taxa Selic.

Tudo isso, é o que faz destes títulos alguns dos melhores investimentos para iniciantes em 2022.

4. Fundos de investimento

Diferente das demais opções, em um fundo de investimento, seus rendimentos são obtidos a partir da aplicação de vários investidores em um único título.

Neste caso, é um gestor que se torna responsável por aplicar o dinheiro dos investidores no ativo, tal como uma espécie de carteira.

Levando-se em consideração que há sempre uma pessoa responsável por tomar as decisões pelo grupo, é uma excelente alternativa para iniciantes que estão à procura de bons investimentos.

5. Fundos Imobiliários

Fundos Imobiliários é, na verdade, uma categoria dos fundos de investimentos, mas tendo como diferencial seus recursos serem voltados para o financiamento do setor imobiliário.

Assim, existe uma certa percepção negativa acerca dos FIIs e as taxas de juros, visto que, quanto maior a Taxa Selic, maior será o custo de investimentos em fundos imobiliários.

Certamente, embora seja um aspecto significativo, isso não significa que este não seja um dos melhores investimentos para iniciantes. Afinal, um padrão de queda dos preços dos FIIs pode ser observado ao mesmo tempo em que a taxa básica aumenta.

E, se considerarmos a elevação da Taxa Selic, surgem ótimas oportunidades de adquirir esses ativos a preços mais atrativos.

6. CDB e RDB

Os investimentos em CDB e RDB são títulos financeiros utilizados para que bancos captem recursos para financiar suas atividades.

Ao investir em um CDB, você gera mais liquidez para sua carteira, o que significa que ele pode ser vendido antes do prazo. Em relação ao RDB, o dinheiro só poderá ser sacado após o término do prazo estipulado. Caso contrário, há uma grande chance de perder todo o capital aplicado.

Fora isso, também são oferecidas opções pré-fixadas e pós-fixadas. Em relação ao primeiro, o rendimento está atrelado à taxa de juros informada no início da operação. Já para o segundo, a rentabilidade é baseada em alguma taxa referencial, geralmente o CDI. 

Investir desde cedo é a melhor forma de construir um patrimônio que beneficie você e sua família. É também uma forma de atingir metas de curto e médio prazo, como viajar ou comprar um veículo.

Lembre-se também de que a escolha do melhor investimento para um iniciante depende inteiramente do seu perfil, obstáculos financeiros e objetivos. Aliás, você também deve avaliar o quanto quer e pode investir.

Para investidores iniciantes, o melhor é buscar alternativas que exijam um investimento inicial menor, principalmente para renda fixa.

Agora que você já conhece os 6 melhores investimentos para iniciantes, que tal nos ajudar compartilhando este artigo para outras pessoas?

Inclusive, se restou alguma dúvida, entre em contato através dos comentários para que possamos lhe ajudar o mais rápido possível.

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência.