Os 35 melhores livros de educação financeira

O interesse dos brasileiros em aprender mais sobre educação financeira aumentou nos últimos anos, não é surpresa que cinco dos 20 livros mais vendidos na Amazon em 2021 sejam livros de finanças, legal né?

Então, aqui está uma lista dos 36 melhores livros de finanças pessoais para ler e aprender:

Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki

Primeiro, ao abrir a lista dos melhores livros sobre educação financeira, Pai Rico, Pai Pobre tornou-se referência quando o assunto é educação financeira, com mais de 9 milhões de exemplares vendidos somente no Brasil e 30 milhões de exemplares distribuídos em mais 80 países.

Em resumo, ele explica de maneira direta como os indivíduos ricos ensinam seus filhos sobre dinheiro, reproduzindo assim a riqueza.

Na história, Kiyosaki se baseia em suas próprias experiências para ajudar as pessoas a adquirir uma mentalidade empreendedora através da educação financeira.

O milionário americano é filho de um funcionário público que, apesar de inteligente, nunca foi independente financeiramente. Ele é o pai pobre.

Pai rico, por outro lado, é representado pelo melhor amigo do escritor, um comerciante que acumulou uma enorme riqueza por meio de sua perspicácia financeira e lhe ensinou tudo o que sabe sobre dinheiro.

Casais inteligentes enriquecem juntos, Gustavo Cerbasi

O dinheiro é uma das fontes mais comuns de brigas conjugais e, segundo o autor, é justamente a falta de discussão sobre esse tema que leva à maioria das discussões.

A Cerbasi utiliza diversas formas para estabelecer uma parceria inteligente na gestão das finanças familiares no Smart Couples Enrich Together.

O livro explica como reconhecer perfis financeiros, o resultado da fusão dos diferentes perfis, como discutir e organizar as finanças em casal, bem como os fundamentos de investimento e poupança.

Alguns dos temas abordados incluem os benefícios do planejamento financeiro de longo prazo, dificuldades de relacionamento financeiro, planos e seguros previdenciários e como lidar com heranças.

Me poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, de Nathalia Arcuri

Nathalia Arcuri, 30, largou o emprego de repórter de TV aos 30 anos para iniciar o Me Save ! no YouTube, que agora tem mais de 8 milhões de visualizações mensais.

Ela se tornou milionária aos 32 anos com ele.

No Me poupe!, a autora discute de forma rápida e didática as medidas essenciais para quem busca a liberdade financeira, identificando as más práticas financeiras.

Além disso, o livro ensina sobre como investir e como economizar dinheiro para cumprir seus objetivos e ambições.

Sonho Grande, Cristiane Correa

Este livro aborda a narrativa de três brasileiros, Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, que transformaram o mercado brasileiro e alcançaram destaque internacional, e que agora estão entre os homens mais ricos do Brasil.

Nos cinco anos anteriores, os empresários adquiriram importantes empresas internacionais, como Budweiser, Burger King e Heinz.

Nesse sentido, o livro apresenta a estratégia de gestão que eles idealizaram, focada na meritocracia, na simplicidade e na busca incessante pela redução de custos.

O Poder da Educação Financeira, Robert Kiyosaki

Robert Kiyosaki demonstra como o conhecimento financeiro pode transformar nossas vidas, mesmo que tenhamos nascido em circunstâncias difíceis.O autor nos encoraja a buscar a transformação por meio da educação, em vez de nos limitarmos ao nosso entorno.

Os Segredos da Mente Milionária, Harv T. Eker


Quais são os pensamentos daqueles que conseguiram se tornar ricos? Qual é a diferença entre a mentalidade das pessoas ricas e as pessoas comuns?

Em Os Segredos da Mente Milionária, o milionário americano Harv T. Eker conta um pouco de sua trajetória pessoal, bem como como tudo mudou depois que ele substituiu visões negativas de dinheiro por positivas.

O objetivo principal deste livro é mostrar como alterar seu pensamento pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos financeiros e como fazê-lo usando 17 arquivos de riqueza.

Como Organizar sua Vida Financeira, Gustavo Cerbasi

Um dos livros de finanças mais completos sobre organização financeira pessoal é Como organizar sua vida financeira.Gustavo Cerbasi nos conta tudo sobre planejamento eficaz neste livro.

Ele lida especificamente com cartões de crédito, financiamento, aposentadoria e impostos, entre outras coisas.

O homem mais rico da Babilônia, George S. Clason

O Homem Mais Rico da Babilônia é um livro baseado nos segredos de sucesso dos antigos babilônios e apresenta conselhos para ganhar dinheiro e lidar com problemas financeiros.

George S. Clason ensina como evitar ficar sem dinheiro, bem como evitar o desperdício de recursos em tempos de abundância.

Outros assuntos discutidos incluem como buscar conhecimento e informações em vez de lucro, como garantir uma renda futura e como fazer pagamentos de dívidas em tempo hábil.

Finalmente, como melhorar suas próprias habilidades sendo mais habilidosos e atenciosos.

A Riqueza da Vida Simples, Gustavo Cerbasi

O autor pede-nos que consideremos o nosso modo de vida.Ele reconhece que muitas pessoas não conseguem atingir seus objetivos devido a más escolhas de estilo de vida.

Como resultado, Gustavo Cerbasi nos incentiva a cortar custos fixos e focar no que é realmente importante para nós.

O poder do hábito, Charles Duhigg

Mudar nossas rotinas para melhor, sem dúvida, levará a decisões diárias mais eficientes.Como resultado, o autor afirma que entender como os hábitos funcionam é a chave para o sucesso.

Como resultado, este livro é crucial para transformarmos nossos hábitos financeiros negativos em hábitos prósperos.

Dinheiro: Os Segredos dos Ricos é um livro de educação financeira.

Do mil ao milhão: Sem cortar o cafezinho, Thiago Nigro

Você já pensou em ter 1 milhão em sua conta bancária?

Thiago Nigro, fundador da plataforma O Primo Rico, estabelece três pilares para atingir esse objetivo em seu livro Do Mil ao Milho: gastar com sabedoria, investir com sabedoria e ganhar mais.

Além disso, o autor demonstra por meio de fatos e experiência pessoal que qualquer pessoa pode ganhar dinheiro se estiver pronta para aprender e aplicar-se.

Livro de educação financeira de Gustavo Cerbasi: Como organizar sua vida financeira

Dinheiro: Os segredos de quem tem, Gustavo Cerbasi

Quer saber mais sobre assuntos como aposentadoria, investimentos e empreendedorismo? Então esse livro é pra você! Gustavo Cerbasi procura explicar isso e muito mais de forma didática.

O trabalho desconstrói os métodos pelos quais as pessoas se tornam ricas, que incluem hábitos diários, disciplina, esforço, poupança e um padrão de vida suficiente.

O autor também demonstra como equilibrar as contas e alcançar a independência financeira, além de como cortar custos e gerenciar receitas.

Pais Inteligentes Enriquecem seus Filhos, Gustavo Cerbasi

Economizar dinheiro durante anos para dar às crianças é menos importante do que ensiná-las a administrá-lo.

Como resultado, Gustavo Cerbasi ensina aos pais várias lições sobre como educar financeiramente seus filhos para que tenham um futuro brilhante.

Educação Financeira ao Alcance de Todos, José Pio Martins

A insegurança financeira é uma das principais causas de estresse, levando à ansiedade e ao desespero e impactando diretamente na vida pessoal das pessoas.

No entanto, este livro demonstra que você não está sozinho nessa circunstância e que pode superá-la.

Os Klontz retratam doze das disfunções financeiras mais frequentes nesta história, incluindo infidelidade financeira, obsessão por compras e economia de problemas.

Então, se você quer entender como lidar melhor com as questões econômicas de hoje e tomar melhores decisões financeiras, este livro será bastante benéfico.

Quem pensa enriquece, de Napoleon Hill

Quem Pensa Enrich é um dos livros mais populares da indústria editorial, tendo vendido mais de 30 milhões de exemplares em todo o mundo.

Hill conta o que aprendeu estudando de perto a ascensão de 500 dos indivíduos mais bem-sucedidos do mundo, incluindo Henry Ford, Theodore Roosevelt, King Gillette e John Rockefeller.

O livro identifica 15 características compartilhadas por todos esses grandes vencedores e mostra como imitá-las. 

Trabalhe 4 Horas por Semana, Timothy Ferriss

Este livro é o resultado do estudo de cinco anos de Ferriss sobre os segredos do nouveau riche, um grupo de pessoas que prometeu inventar novas maneiras de ficar rico sem ” adiar a vida “.

O livro se apresenta como uma “bússola para uma sociedade nova e revolucionária ” para qualquer um que queira fazer o mesmo, sejam empregados sobrecarregados ou empresários autônomos.

Entre os temas discutidos estão:

Em uma dieta de baixa informação, como cultivar a ignorância seletiva e gerar tempo

Quais são as chaves do gerenciamento remoto dos CEOs?

Como substituir o vácuo deixado pela perda do emprego e do escritório e viver uma vida plena.

O milionário mora ao lado – Os surpreendentes segredos dos ricaços americanos, Thomas J. Stanley e William D. Danko

Este trabalho é o resultado da investigação abrangente de Stanley e Danko sobre os comportamentos dos milionários americanos no final dos anos 1990.

Os achados mostram que as pessoas que mais economizam têm rotinas básicas, o que contrasta com o estereótipo de ostentação predominante na cultura popular.

Este livro explica quem são os verdadeiros milionários, o que fazem para viver, como investem e como se tornaram ricos.

Além disso, eles entregam a resposta que todo mundo está procurando: Será que um dia serei um milionário?

Os Axiomas de Zurique, Max Gunther

O sistema financeiro suíço é um dos mais prósperos do mundo, e milionários de todo o mundo correm para o país para depositar seus fundos.

Qual é a chave, portanto, para um país tão pequeno se tornar um dos países mais ricos do mundo per capita?

Max Gunther compartilha os segredos de um grupo raro de homens que optaram por investir em tudo, desde ações a imóveis, commodities a moedas estrangeiras neste livro.

Também inclui os 12 axiomas primários e 16 subsidiários que devem ser seguidos por aqueles que desejam se beneficiar através de especulações bem-sucedidas.

“Adeus, Aposentadoria” de Gustavo Cerbasi

Sem dúvida, você deseja uma aposentadoria tranquila, livre de preocupações financeiras.

Por isso, esteja ciente de que este livro o aconselha a não depender apenas de fontes tradicionais de assistência financeira, como bancos, empresas de previdência, fundos de pensão e o Ministério da Previdência Social.

O conceito é sugerir uma nova maneira de pensar sobre trabalho e dinheiro, fornecendo conselhos atualizados sobre como educar, investir, perseguir e gerenciar sua carreira.

A Cerbasi fornece um plano de gerenciamento de dinheiro neste livro que contém conselhos individualizados com base em sua faixa etária.

Além disso, examina as atuais opções de aposentadoria e identifica suas principais falhas.

A Nova Regra do Jogo, Rafael Paschoarelli

A mensagem fundamental deste livro, que é considerada a primeira e mais importante regra do jogo, é que as pessoas que não souberem administrar seu próprio dinheiro rapidamente ficarão sem ele.

O objetivo da leitura é fazer o leitor questionar a qualidade de seus produtos financeiros e sua capacidade de administrar suas finanças.

Qualquer pessoa interessada em aprender como funciona o mercado financeiro e como selecionar os melhores produtos de investimento se beneficiará deste livro.

Quero ficar rico, de Rafael Seabra

Como dito anteriormente, o conhecimento é uma arma fundamental para as pessoas que buscam a independência financeira.

O objetivo de Rafael Seabra com este livro é demonstrar que qualquer pessoa, independente da renda, pode alcançar a independência financeira com o correto conhecimento financeiro.

Entre os temas discutidos estão:

Aprenda a pensar como um investidor experiente.

Acabe com todos os seus problemas financeiros de uma vez por todas;

Faça bom uso do seu dinheiro; e

Aprenda as chaves do sucesso e alcance todos os seus objetivos financeiros.

Quanto é preciso para ficar rico – o guia completo de Paulo Portinho para a tão sonhada independência financeira. Quanto custa ficar rico – O guia definitivo para a tão sonhada liberdade financeira, de Paulo Portinho

O livro sugere combinações e objetivos de consumo com metas de renda de aposentadoria para planejar um futuro mais seguro e equilibrado

Meses Para Enriquecer, de Marcos Silvestre

Marcos Silvestre oferece uma variedade de maneiras para o leitor alterar sua vida em um ano neste livro.

A diversidade de ferramentas de suporte disponíveis, como planilhas, calculadoras e simuladores, é uma marca deste projeto.

Dinheiro é um Santo Remédio, de Conrado Navarro e André Massaro

O objetivo do livro é simplificar utilizando uma metodologia simples e prática para educar tópicos como controle financeiro e finanças pessoais.

Mais um livro da nossa lista de recursos de alfabetização financeira.

Saiba Mais Para Gastar Menos, de Elaine Toledo

Quem não consegue pagar todas as suas contas no final do mês deve se fazer a seguinte pergunta: ganho pouco ou gastou muito?

Elaine Toledo ensina sobre educação financeira e como criar metas sem ignorá-las neste livro.

É um livro excelente para quem deseja sair das dívidas ou simplesmente melhorar sua perspectiva sobre o dinheiro.

Como ganhar mais com seu dinheiro, de Mauro Halfeld

O trabalho de Halfeld é o culminar de mais de duas décadas de experiência no setor financeiro brasileiro.

O livro dá recomendações práticas para as pessoas cuidarem melhor de seu dinheiro em linguagem direta e direta.

Todo o conteúdo é organizado em forma de perguntas e respostas, permitindo uma consulta rápida sobre as preocupações mais urgentes do leitor.

Terapia Financeira, de Reinaldo Domingos

Domingos propõe neste livro um sistema para ajudar as pessoas a gerirem as suas finanças de forma saudável para que possam atingir o equilíbrio e a independência financeira, permitindo-lhes realizar as suas ambições.

Todo o conteúdo foi criado com anos de experiência do autor e inclui uma explicação detalhada da Metodologia DSOP ( Diagnóstico, Sonho, Orçamento e Salvar).

Os melhores livros de educação financeira para investidores

Para fazer investimentos sensatos, quem deseja se tornar um excelente investidor deve ter muito conhecimento sobre o mercado.Algumas leituras podem ser necessárias para isso.Dê uma olhada!

O jeito Warren Buffett de investir: Os segredos do maior investidor do mundo, Robert G. Hagstrom

Como Warren Buffett se tornou um dos homens mais ricos do mundo e um dos investidores mais admirados do mundo?

Este livro detalha a jornada do investidor e inclui suas abordagens e estratégias, bem como os conceitos fundamentais que orientam suas compras de ações.

Faça fortuna com ações antes que seja tarde, Décio Bazin

O jornalista e investidor Décio Bazin demonstra como navegar na Bolsa de Valores com segurança em linguagem fluida e com uma história recheada de histórias reais.

Ele demonstra a estratégia do autor para construir seu portfólio e aconselha os investidores a escolher ações com base em premissas que ele considera eficientes no longo prazo.

Filosofias de Investimento, Aswath Damodaran

Este é um trabalho fantástico para pessoas que ainda não se descobriram no mundo dos investimentos ou que seguem uma metodologia, mas desejam aprender mais sobre os outros. Reúne diferentes filosofías de investimento.

Este livro examina ideologias que variam de investimento em valor a investimento em crescimento, análise técnica e timing de mercado, bem como exemplos de investidores que implementaram com sucesso essas estratégias.

Como resultado, é um ótimo indicador de nossa lista de livros de educação financeira.

O Investidor Inteligente,Benjamin Graham

Publicado pela primeira vez em 1949, combina as ideias de Benjamin Graham, um dos melhores conselheiros de investimento do século XX.

O conceito de “valor de investimento ” é introduzido neste livro, que protege os investidores de cometerem erros dispendiosos e os ensina a construir estratégias de longo prazo.

O livro se tornou o livro de investimentos favorito de Warren Buffett porque é muito oportuno.

Fora da Curva, de Florian Bartunek, Pierre Moreau e Giuliana Napolitano

Outside the Curve compila depoimentos de alguns dos investidores mais bem sucedidos do país, demonstrando como eles fizeram isso.

A leitura é intrigante porque aplica a questão dos investimentos em nível nacional, destacando as características únicas do setor financeiro brasileiro.

Cartas a um jovem investidor, Gustavo Cerbasi

Cartas a um Jovem Investidor, outro livro de Cerbasi nesta lista de livros de educação financeira, é uma autobiografia do autor.

Ele compartilha seus fracassos e realizações no campo das finanças e, ao fazê-lo, fornece conselhos para aqueles que desejam seguir caminhos menos tortuosos para um futuro financeiramente mais saudável.

A cabeça do investidor, Vera Rita de Mello Ferreira

Quem deseja investir em ações ou ativos de renda variável sabe que suportar os altos e baixos do mercado de ações exige uma cabeça fria.

Por se tratar de um livro publicado por um psicoterapeuta e um psicólogo econômico, ele não oferece aconselhamento técnico sobre investimentos.

Mas, certamente, a cabeça das pessoas funciona quando elas têm que fazer julgamentos financeiros e investir seu dinheiro, principalmente no mercado financeiro.

Ou seja, para quem investe, o livro é uma boa fonte de autoconhecimento pessoal.

Alocação de Ativos, Henrique Carvalho

Se você quer aprender sobre alocação de ativos, esse é o livro certo para você.

Quando se trata de didática esse livro se destaca nos pontos de tomada de decisão de investimentos em áreas de private banking, seguindo os padrões internacionais vigentes na prestação de serviços de alocação de ativos.

Em conclusão, o livro explica como planejar nossos investimentos e colocá-los no piloto automático.

Como Investir em Imóveis, Leandro Ávila

Leandro Ávila, especialista neste setor, demonstra neste livro inúmeras formas de investir neste mercado, incluindo os gastos e táticas para fazer uma boa compra e cuidar dela.

Esta é uma leitura maravilhosa para pessoas que atualmente possuem uma casa e estão pensando em comprar uma segunda para começar a investir no mercado.

O autor destaca os erros comuns dos novatos para ajudar as pessoas que estão começando a evitar o desperdício de tempo e dinheiro ao investir em imóveis.

Por que você deve gastar dinheiro em livros de educação financeira?

Qualquer gasto educacional é mais um investimento do que uma despesa.

Afinal, investir em sua educação financeira pode ajudá-lo a ganhar mais dinheiro, permitindo que você gerencie melhor seus ganhos e evite o desperdício de dinheiro.

Como resultado, a leitura de livros de educação financeira pode fornecer técnicas para economizar, investir e sair das dívidas.

Além disso, muitos desses livros são de autoria de bilionários que ensinam como chegaram lá na prática; a educação é um dos caminhos para a riqueza !

Como resultado, o custo de qualquer livro recomendado é insignificante em comparação com a quantidade de conhecimento que pode ser adquirida.

Encontrou o que queria? Sinta-se à vontade para compartilhar isso com todos os seus amigos, afinal, conhecimento financeiro nunca é suficiente.

As melhores fontes de informação sobre educação financeira são os livros.

Como resultado, as leituras recomendadas neste artigo prometem fornecer todas as informações necessárias para ter sucesso no mundo das finanças.

Quem quer ter uma vida financeira mais saudável, por outro lado, vai precisar fazer muita pesquisa, e investir em qualquer um desses trabalhos é uma boa forma de fazê-lo.

Como resultado, além da teoria, é fundamental colocar em prática o que foi aprendido.

Se você deseja evitar problemas financeiros, deve praticar regularmente aspectos como organização e planejamento financeiro. 

A Conta Ideal é um excelente aliado nesse sentido, permitindo que você assuma o controle de suas finanças de forma rápida e eficaz.

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência.